Abertura do portal do UUK
"Thank you for your interest in applying for a Ciência sem Fronteiras SWG scholarship in the UK. Your proposal has been pre-selected by CNPq and therefore, we are able to consider your application in the next stage of the application process. Please could you follow this link to complete your application to SwB UK by the 3rd of September 2013.
Please note that at this stage, there is no guarantee that you will be sponsored by CNPq. As stated in the Public Call, the final decision on the approval or denial of your proposal will be announced on the 8th of October."
O e-mail da International Unit Comunicando a abertura do portal do UUK chegou no final de agosto, como estava programado para acontecer. No dia 28 de agosto as primeiras pessoas começaram a receber esse e-mail. Digo as primeiras pessoas, porque nem todo mundo recebeu esse e-mail ao mesmo tempo.
Parece óbvio dizer isso, mas, como a quantidade de pessoas participando do programa é muito grande, nem todos os e-mails são enviados/chegam ao mesmo tempo. Todas as vezes em que tivemos de esperar por um e-mail, fosse ele da International Unit ou do CNPq, nem todo mundo recebeu ao mesmo tempo e os grupos do facebook ficavam em polvorosa a partir do momento que a primeira pessoa recebia. Alguém postava o texto do e-mail, ou um print, vários outros comentavam com um “recebi” seguido de várias exclamações e uma multidão de outros alunos comentava em posts agoniados, se perguntando se seu e-mail teria se perdido no caminho.
O que precisa ser entendido aqui é que apesar de as fases de homologação pela IES e pelo CNPq já terem ficado para trás, nenhum de nós tinha recebido comunicado nenhuma do CNPq até agora. Tínhamos feito a inscrição no portal do Ciência sem Fronteiras (até o dia 9 de julho, ou seja, um mês antes), e that was it. Isso significa que ninguém sabia realmente se tinha sido homologado/pré-selecionado pelo CNPq ou não. E como ninguém sabia até quando os e-mails da International Unit seriam enviados, quem não recebeu não fazia idéia se não tinha recebido porque não tinha sido homologado (e por que motivo), porque não dera tempo e o e-mail ainda chegaria ou porque acontecera algum erro e esqueceram de enviar ou o email se perdeu no caminho.
O resultado de tudo isso é uma multidão de pessoas desesperadas nos grupos do facebook.
Foi só no dia 4 de outubro (portando depois do fechamento previsto do portal do UUK) que começaram a chegar e-mails do CNPq. O texto dos pré-selecionados era esse:
"Prezado(a) Candidato(a),
Comunicamos que sua candidatura foi pré-selecionada pelo CNPq. Alertamos, no entanto, que essa é uma das etapas de seleção da Chamada, que não garantirá a aprovação final de sua candidatura. A aprovação está condicionada à sua colocação numa universidade estrangeira.
O CNPq e o parceiro no exterior entrarão novamente em contato com você, via e-mail, para encaminhar orientações importantes, inclusive para que você possa indicar uma universidade estrangeira de seu interesse. Portanto, mantenha seu e-mail na Plataforma Lattes atualizado e confira sua caixa de SPAM periodicamente. O atendimento às orientações encaminhadas, no prazo estabelecido, é imprescindível para o sucesso de sua colocação em uma universidade estrangeira.
Concluída essa etapa de colocação, o CNPq encaminhará via e-mail um comunicado oficial sobre o resultado de sua candidatura, na data prevista no cronograma da Chamada.
ATENÇÃO: Em caso de dúvidas a respeito de sua candidatura, entre em contato pela Central de Atendimento do Programa Ciência sem Fronteiras: 0800 616161- opção 0 - subopção 1, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h.
Atenciosamente,
Programa Ciência sem Fronteiras – CNPq"
Para quem já tinha recebido o e-mail da International Unit esse e-mail foi só uma confirmação do que já sabíamos. Não vale nem dizer que foi desnecessário, já que uma confirmação por escrito de que fomos aprovados em mais uma etapa de um processo tão importante é sempre motivo de comemoração.
Para os que não tinham recebido e-mail da International Unit, entretanto, o texto do CNPq trouxe uma justificativa para o parecer desfavorável.
- Curso não pertence a área prioritária: Várias pessoas receberam parecer desfavorável porque seu curso não estava incluindo nas áreas prioritárias do programa. Vale lembrar que a definição de área prioritária é muito variável.
A indústria criativa, por exemplo tem tanto cursos que são aceitos pelo CsF como cursos que não são. O fato de que um determinado curso já foi aceito em editais anteriores não garante que ele será aceito novamente. O curso de cinema é o melhor exemplo disso. Sim, já houve bolsistas que foram para o Reino Unido fazer cinema (que cursavam cinema, ou jornalismo no Brasil), e alguns ainda estão lá, mas apesar do precedente, nenhum novo candidato foi aceito para fazer cinema no edital de janeiro/2014.
O fato de que as unis no UK oferecem determinado curso não significa que alunos que fazem esse curso no Brasil serão aceitos. Por exemplo, além de cinema, algumas unis oferecem o curso de música, e apesar disso nenhum aluno foi aceito para fazer música, simplesmente porque não está nas áreas prioritárias. Nesses casos, é a determinação do CNPq que conta.
Nomenclatura importa para o CNPq. O melhor exemplo disso é o curso de design, que está nas áreas prioritárias, e de fato, vários alunos de Design receberam parecer favorável no nosso edital. Entretanto, alunos de “Comunicação visual e Design” não foram pré selecionados porque o CNPq entendeu que o curso era de Comunicação visual e não de design. Detalhe: a grade curricular é praticamente a mesma que a dos alunos com parecer favorável.
- Proficiência: Alguns alunos receberam parecer desfavorável por não terem enviado a proficiência no prazo extendido. Alguns inclusive alegaram que não enviaram o TOEFL porque o resultado não chegou pelo correio! O resultado não vai chegar mesmo e eles aceitam o print! A dica é mandar o print logo junto com o resto da inscrição, e nem esperar o prazo estendido, no caso do TOEFL (o IELTS chega rápido).
- Não foi homologado pela IES: Algumas pessoas receberam parecer desfavorável porque não foram homologadas pela própria IES (e não sabiam ainda). Outros achavam que tinham sido homologados pela IES (o nome tinha saído em alguma lista ou algo assim) e descobriram que a própria uni tinha esquecido de enviar a homologação para o CNPq, por exemplo. Por essas e outras vale a pena ficar em cima do departamento que cuida do CsF na sua Uni durante a fase de homologação pela IES.
Como eu disse, demorou muito para o CNPQ mandar o e-mail com o parecer favorável/desfavorável. Por isso, a maioria do pessoal que não tinha recebido o e-mail da International Unit não sabia porque ao tinha recebido, e preferiu pensar positivo e fazer a application mesmo assim.
A princípio, apenas as pessoas com o email poderiam fazer a inscrição, já que o link do portal do UUK era secreto e mandado por email. Mas o link foi postado nos grupos do facebook e a maioria das pessoas fez a application, com ou sem parecer favorável do CNPq. Muitos receberam offers, mas até agora, ninguém que tinha recebido parecer desfavorável teve o nome na lista oficial do fim do processo.
O Fechamento do Portal:
O fechamento do portal estava previsto para dia 3 de setembro, e não demorou muito para começarem a se preocupar com o limite de horário: a inscrição ficaria aberta o dia todo? Até a meia noite? Meia noite do Brasil ou meia noite do UK? Na verdade nenhuma dessas perguntas fazia diferença, porque, como disse a Sarah em resposta e um e-mail, as inscrições só fechariam no dia 4, ao meio dia. Talvez tenham nos dito que o prazo era dia 3 para que todos fizessem a inscrição com folga dentro do prazo, e essa se mostrou uma decisão muito acertada, porque assim que se espalhou a notícia de que o prazo fechava no dia seguinte, recomeçaram as perguntas: meio dia aqui ou meio dia lá? E apesar de todos os avisos, às duas da tarde do dia 4 tinha gente fazendo o application ainda, assumindo um risco desnecessário e “achando” que daria tudo certo.
RedAlert: Application Reminder - alguns dias antes do fechamento do portal todos os que receberam o e-mail da International Unit recebem um novo e-mail, como lembrete de que o prazo está acabando. Todos recebem esse e-mail, e ele não deve ser motivo de preocupação porque não significa nada.
Red Alert: Não deixe para fazer a inscrição na última hora.
Motivos para não deixar para fazer a inscrição na última hora:
A equipe do SWB verifica as applications antes de mandar para as unis, e se houver alguma coisa errada eles entram em contato com o applicant avisando do erro e mandando corrigir. Entretanto, eles precisam de tempo para isso, e o prazo para corrigir não é maior que o prazo original. Portanto, se existe um erro na application de alguém que enviou no último dia, já era. O erro não será corrigido e aquela pessoa vai cair fora.
A quantidade de pessoas que deixa para a última hora é enorme, geralmente porque estão com problemas para arranjar algum dos documentos ou porque ainda estão na dúvida sobre a escolha das unis. Esses só fazem a application na última hora quando realmente não tem mais jeito, e isso significa que nos últimos dias o portal trava. E o resultado é uma multidão de desesperados virando a noite e apertando F5 loucamente pra não perder a chance de estudar no Reino Unido por um ano.
A Reabertura do portal
"Dear Student
Due to a technical issue a very small number of courses were not visible to you on the SwB UK application portal when you applied. This technical issue has now been fixed and all these courses are now available on the application portal. The list of these courses is below"
Pois é. No dia 4 de setembro, dia do fechamento do portal do UUK a International Unit mandou esse e-mail, com o título de “application update”. Ocorreu um bug no portal deles e alguns cursos que deveriam ter aparecido como disponíveis não apareceram. Isso não era tão surpreendente assim, já que a plataforma era relativamente nova (o pessoal de alguns editais anteriores usou o UCAS, a mesma plataforma que os estudantes britânicos usam).
Os alunos que desejassem se inscrever em algum dos novos cursos disponíveis teriam um prazo extendido para fazê-lo – até dia 6 de setembro. Mais que isso: para reselecionar suas opções eles teriam de apertar o temido botão do “withdraw” (desistir), um botão que fica lá do lado do portal e de que somos fortemente recomendados a passar longe. Nesse caso o SWB retornou a application de quem apertou withdraw, e essas pessoas tiveram a chance de deletar todas as três opções (mesmo que só quisessem mudar uma as 3 deveriam ser deletadas) e selecionar novamente.
Não havia passado nem um dia do fim das inscrições mas logicamente já havia algumas pessoas arrependidas das escolhas que fizeram e que queriam mudar a ordem mesmo que não fosse incluir nenhum dos “novos cursos”. Além disso, alguns dos que queriam cursos da nova lista tiveram receio de apertar withdraw e alguma coisa dar errado. Mas no final ninguém teve problemas com isso, e a extensão do prazo não atrasou a liberação da lista final no dia 8 de outubro.