Sunday, 6 October 2013

Study Abroad | The Treasure Hunt | A Inscrição no Portal do CSF

O primeiro passo da jornada... Após alguma preparação, cruzar a pequena ponte e chegar do outro lado do rio, onde começa a jornada
A Inscrição no Portal do CsF

O Processo para ser aceito como  bolsista do programa Ciência Sem Fronteiras é longo, e se extende por vários meses. O primeiro passo é a inscrição no portal do CSF, através do preenchimento de um formulário online. 

Todo ano abrem dois editais para o reino Unido. O primeiro deles abre mais ou menos em junho (para o intake de Janeiro/2014), e o segundo, mais imprevisível, abre entre a segunda metade de outubro e o começo de dezembro (para entrada em Setembro do ano seguinte). 

As diferenças entre os dois editais são maiores do que apenas a data de início do ano de intercâmbio. No Reino Unido (assim como na maior parte dos países do hemisfério norte), o ano letivo começa em setembro, com férias de julho a agosto, nos meses de verão. Por esse motivo, apenas as universidades que têm regimes semestrais, ou que podem receber alunos a partir do segundo semestre, abrem vagas para o início em Janeiro, e mesmo assim, muitas delas abrem menos cursos do que em Setembro. Isso significa que em Janeiro há menos vagas disponíveis, e bem menos opções de universidades e cursos. Por outro lado, justamente por conta dessa diferença, algumas pessoas escolhem esperar o edital de Setembro, e quanto mais passa o tempo, mais concorridos os editais ficam. Além disso, quem viaja em Janeiro tem bem menos chance de perder o período quando voltar ao Brasil no ano seguinte (por voltar depois do início das aulas do segundo semestre aqui, como, aliás já aconteceu em outros editais).   

Uma vez aberto o edital, deve-se fazer a inscrição no formulário online. Este tutorial  explica passo a passo como se inscrever no portal do CSF. Eu não conhecia esse tutorial na época em que fiz a minha inscrição, e na verdade, o portal é bem auto explicativo (as chances são altas de você conseguir fazer sua inscrição sem instrução nenhuma). É preciso se cadastrar no site para fazer o login, entretanto quem já tem currículo no Lattes entra automaticamente (as plataformas estão interligadas). 


Red Alert: Quem já tem cadastro Lattes entra automaticamente e não pedem confirmação de e-mail, por exemplo. Mas é importante lembrar que é esse e-mail que o CNPq vai usar pra se comunicar com os candidatos durante o processo, e dependendo de quando foi feito o Lattes, pode ser um e-mail desatualizado já. No meu caso por exemplo, fazia 3 anos que eu cadastrara meu currículo, e o e-mail lá era um que quase não uso mais. Mas como já tinha começado a receber os e-mails do CNPq quando reparei nisso achei melhor deixar assim e só alterei o canal de comunicação na fase de inscrição da plataforma do UUK. 

Pois bem, para se inscrever no CSF serão necessários os seguintes documentos (todos os quais devem ser anexados em PDF):

1. Comprovantes de premiação e iniciação científica

2. Histórico escolar atualizado: é o histórico impresso pela secretaria de curso, carimbado e assinado pelo coordenador/diretor. Antigamente isso custava R$7,00, atualmente as universidades federais não cobram nada por esse serviço. Mas pode ser que leve uns dias para ficar pronto (mais de um dia é quase certeza), especialmente se o coordenador estiver fora da cidade ou algo assim. Por isso é importante pedir o histórico o quanto antes (os editais têm prazo para fechar - e é imprudente ficar contando com uma prorrogação). Deve ser o mais atualizado possível, inclusive com as matérias cursadas no momento da emissão, e que, portanto ainda não têm nota. 

3. Comprovante do Teste de Proficiência: 

  • Tipo do exame feito - No caso do Reino Unido, são aceitos tanto o TOEFL quanto o IELTS. O Exame de proficiência merece um post independente. 
  • Data de realização - o teste deve ter sido feito no máximo um ano antes
  • Notas de cada competência (reading | listening | speaking | writting) - Os requerimentos específicos são tão importantes quanto o overall.
  • Além disso o comprovante deve ser anexado em PDF

Red Alert: O resultado do TOEFL impresso demora muitos meses para chegar pelo correio. Entretanto é aceito o print do resultado online (em PDF) como comprovante. É aconselhavel mandar logo o print junto com o formulário, apesar de o prazo para entrega do comprovante de proficiência ser maior que o do formulário de inscrição. 

Uma vez feita a inscrição, ela pode ser acompanhada no site do E-fomento  na plataforma Carlos Chagas. No começo esse link serve mais pra verificar se os documentos upados foram os certos, coisa assim. É no E-fomento que vai aparecer o deferimento do processo, ou seja, a aprovação final do ciência sem fronteiras. Mas ainda falta um longo caminho até que isso aconteça, e, até lá, o status do e-fomento permanecerá por longos meses como: "em análise". 

Red Alert: Alunos de qualquer universidade brasileira podem participar, entretanto, algumas universidades tem regulamentos específicos sobre o Ciência sem Fronteiras, e conduzem seus próprios processos seletivos, paralelamente. É importante procurar o coordenador local do CsF em cada uni, e perguntar a ele se é necessário se inscrever em mais algum lugar além da plataforma. Geralmente essas complicações ocorrem em universidades com grande número de inscritos.

No comments:

Post a Comment