Saturday, 10 January 2015

Tags | Arco-íris Literário

Para essa tag eu precisava escolher 7 livros da minha estante, cada um com uma das cores do arco-íris. O critério pode variar… Livros com a capa ou a lombada da cor determinada. No meu caso, precisava ser o livro todo da cor especificada. Capa e lombada. Algumas escolhas foram difíceis. Eu tinha mais do que um livro bom para quase todas as cores, mas privilegiei livros (lidos) que, sendo parte desse grupo de sete, dizem mais sobre as coisas que eu gosto de ler, e sobre o conteúdo geral da estante… 



Vermelho - American Gods, by Neil Gaiman

Eu já estava com a idéia de responder essa tag há algum tempo, e estava na dúvida sobre que livro colocar na cor vermelha (logo a primeira). Estava pensando em colocar Carter e o Diabo, mas a coisa é que eu não li esse ainda. Na verdade o livro que estou lendo no momento é Deuses Americanos, e de repente, numa pausa entre capítulos, fechei o livro, marcando a página com o dedo e me ocorreu: “Hey! Red!) 



Essa é a edição britânica de American Gods, tem a altura de um pocket book, mas é bem grossinho. Não foi o primeiro livro que eu li do Neil Gaiman. O primeiro foi O Oceano no fim do caminho. Mas um livro foi o bastante, I got hooked. Foi muito difícil escolher qual seria o segundo (o impulso era querer comprar todos!). Acontece que American Gods é o texto preferido do próprio Neil. 

Os deuses só existem porque as pessoas acreditam neles. As pessoas que imigraram para a America levaram consigo seus deuses (de que outra forma eles teriam chegado lá? Uma citação de Richard Dorson no começo do livro diz "When I once asked why such demons are not seen in America, my informants giggled confusedly and said, ‘They’re scared to pass the ocean, it’s too far’ (…)”… Esse livro é uma mistura de horror, ficção científica e Americana fantasy, escrito ao redor de um personagem chamado Shadow, passando por encarnações de deuses americanos, ancestrais e contemporâneos… Eu ainda estou na página 101, mas é assim que você sabe que o livro é bom não é? Quando é bom desde as primeiras páginas…

Naturalmente, American Gods ganhou vários prêmios (Hugo, Nebula, Bram Stoker, Locus,…). Mas a coisa é que essa não é a edição que ganhou todos aqueles prêmios. Essa tem 12000 palavras a mais. E a “versão do diretor”. Do escritor, I should say… Can barely wait for the next few pages. 

Laranja - Heretic, by Bernard Cornwell

O Herege é o terceiro livro da trilogia “A Busca do Graal” (que começa com O Arqueiro). Eu li O Arqueiro (que aliás quase foi o livro verde da tag de hoje) em 2004. Foi sugestão de um carinha que trabalhava na livraria. Demorei quase oito anos pra ler o Herege, por incrível que pareça. Valeu 100% a pena. Bernard Cornwell can do no wrong. Já tenho outra série escrita por ele pra ler, as histórias do rei Arthur (As crônicas saxônicas estão na lista também). 

Yellow - On the Road, by Jack Kerouac

Achei legal não terem traduzido o título nessa versão. “Pé na estrada” just doesn’t have the right ring to it. É um livro sobre road trips, baseado nas viagens do próprio autor pelos Estados Unidos. Esse livro definiu uma geração, e é um dos livros que definiu a cultura do pós guerra. É um livro… diferente. Está na reading list do Charlie. Eu li faz muito tempo, e quero reler desde que vi o episódio de Quantum Leap em que Kerouac aparece… Perhaps later this year…

Green - Harry Potter and the Half Blood Prince

Okay, eu tentei várias configuraçōes diferentes para os sete livros que fariam parte da resposta a essa tag. Em todas ela, sempre havia um Harry Potter… Tentei as Relíquias da Morte no laranja, e o Príncipe mestiço no anil/indigo (outra edição). E finalmente essa cópia do Principe Mestiço no verde.

Minha versão de Harry Potter e o Príncipe Mestiço... Meio gasta nos cantos de ser carregada pra todos os lados, e sacudida em mochilas pra cima e pra baixo... O Harry Potter escrito em dourado na capa sumiu quase inteiro...
É o livro seis da série, o mundo da magia está em guerra declarada, os números da ordem da fênix diminuem enquanto mais e mais comensais da morte são recrutados para as fileiras do Lord das Trevas. É provavelmente o meu livro preferido da série, em parte porque mostra muito mais do Dumbledore, inclusive algumas de suas memórias e ele em ação, procurando uma das horcruxes…

Azul - O cão dos Baskervilles

Reler todos os livros de Sherlock Holmes é uma das coisas que gostaria de fazer esse ano, dessa vez no idioma original. He’s the best, had to be on this list…

Anil - Federation  


Federation é um livro sobre a história da federação de planetas, escrito por escritores da federação. A melhor parte disso é que não é um livro sobre os bastidores de Star Trek. Nada para te lembrar que é uma série de TV. Além disso o livro tem cópias de todo tipo de documentos da federação ilustrando suas páginas. Quadros pendurados na academia, notícias de jornal e cartas (incluindo uma do embaixador Sarek para Spock…) 

Violeta - Oscar Wilde

No ano passado, eu costumava estar um pouco adiantada para as peças de teatro que queria ver, então passava um tempo na livraria que ficava por perto. E sempre passava um tempo folheando esses livrinhos em miniatura da small running press (me lembravam uma versão em miniatura que eu tenho de A Bela Adormecida). No final, o único livro que eu comprei  foi esse do Oscar Wilde, um volume cheio de citações do escritor irlandês.


The Quotable Oscar Wilde

No comments:

Post a Comment