Thursday, 22 October 2015

Film | Jurassic World

Jurassic Park IV (Jurassic World) 
Finalmente o parque dos dinossauros está funcionando. Vinte anos depois que John Hammond deu o pontapé inicial nessa idéia, InGen finalmente aparou as arestas do projeto e o transformou numa realidade: Jurassic World – como é o nome do parque agora... Falar em Jurassic Park seria desrespeitoso às vidas que foram perdidas naquela primeira empreitada, como fica claro no filme, quando um dos geeks que trabalha no parque aparece com uma das camisetas com a logo do parque antigo. Aliás eu estava com uma camisa igual no cinema. Ah, Primark...

Pode parecer idiota insistir na idéia de um parque de dinossauros depois que várias pessoas morreram na primeira tentativa. É uma péssima idéia. Mas é também muito crível. É assim que as coisas funcionam no mundo. O parque dá dinheiro... Era só uma questão de esperar o público esquecer o primeiro desastre e insistir na idéia. Humans are that stupid.

Mas agora tudo é diferente. Isso não é um test drive para unspoucos cientistas como no primeiro filme. Jurassic World já está em funcionamento há muito tempo, e é um sucesso de público. Na verdade é um sucesso tão grande que as espécies de dinossauros do parque já não são suficientes para despertar os interesses das multidões. Todo mundo já as viu... O que eles precisam agora é de algo diferente. Um dinossauro maior, mais assustador do que os anteriores. Algo novo...



Indominus rex. Eles precisavam de um nome fácil de pronunciar... Uma espécie criada em laboratório a partir do material genético de vários outros dinossauros, em uma combinação secreta conhecida apenas por alguns poucos cientistas envolvidos.

Criar um predador geneticamente modificado parece uma idéia ainda pior do que um parque de dinossauros, mas, de novo... É assim que as coisas funcionam no mundo. Tendo dominado a manipulação genética que permite reconstruir dinossauros os cientistas iriam querer dar um passo além (vê como a genética é um campo perigoso?). E sabendo que isso daria retorno financeiro, certamente uma corporação como a InGen investiria no projeto...


O vilão do filme, um militar que quer usar os dinossauros como armas de guerra é bem insistente mas a coisa é que isso também é bem real. Se trouxéssemos dinossauros de volta, alguém tentaria usá-los como armas, não importa o quão obviamente estúpido isso possa ser. Ele está fazendo pressão, enquanto a administração do parque está resistindo a essa idéia.
As coisas estavam pra dar errado uma hora ou outra...

E tinha que ser bem quando os sobrinhos de Claire visitavam o parque.
Claire é a administradora do parque. Sua irmã está se divorciando do marido, e manda os dois filhos, Zach e Gray para passar uma semana com a tia, no parque, enquanto o divórcio é finalizado. “Sua irmã lida com 20 000 pessoas diariamente, ela pode lidar com mais dois garotos”, o pai deles diz... As coisas não foram tão fáceis assim.

 Claire é um dos pontos positivos do filme. Ainda não tinha havido uma personagem como ela na série. As mulheres dos dois primeiros filmes eram cientistas, paleontólogas, que entendiam os dinossauros, e o terceiro filme não tinha realmente uma mulher forte entre as personagens. Claire é uma administradora, mais acostumada a salas de reuniões e discussões com patrocinadores do que com a floresta tropical que domina a maior parte de seu parque. Mas nem por isso ela se deixa intimidar, e a cena em que ela “arregaça as mangas” na floresta é uma das melhores do filme!


Os sobrinhos dela não são personagens tão fortes... Nunca achei que Jurassic Park tivesse personagens infantis realmente bons, embora eu gostasse muito de Timmy no filme original (e Eric do filme III não é de todo mau). Esses dois são bem sem sal... Só uma cena me chamou a atenção, quando o pequeno fica todo choroso porque os pais estão se divorciando e ele se lembra que o mais velho disse que “em dois anos vai para a faculdade e vai deixar todos eles para trás”... These things happen between Brothers...

“We’re Brothers. And we’ll Always come back to each other.”

A atitude do mais velho de querer... explorar o parque também é bem legal... Haha lembro-me de quando fui ao Beto Carreiro, em Santa Catarina (eu devia ter uns 11 anos), e pulei algumas cercas de proteção pra tirar foto dentro de uma gruta no meio da florestinha, com uma onça mecânica balançando a cabeça. Haha... explorando o parque...

A esfera transparente em que eles exploram o parque quase entrou no meu top 5 de veículos ficcionais preferidos!

Outro dos destaques do filme é Owen... E não só porque ele também é o Star Lord.
Owen é um personagem análogo ao caçador do primeiro filme (um personagem que não teve o destaque que merecia em Jurassic Park). Ele lida com os raptors no park, e é algo entre um cientista e um caçador. O trabalho dele com os raptors retoma uma das teorias exploradas no filme III, sobre a inteligência dessa espécie de dinossauro.
Uma das coisas legais do "relacionamento próximo" que Owen tem com os raptors é que é fácil reconhecê-los no filme. Essa atrás dele é Blue. A Beta do bando...
Eu ouvi muita gente criticando a forma como os raptors são tratados nesse filme... Não quero dar spoilers demais, então não vou dizer exatamente do que se trata, mas vou dizer o seguinte: não tem nada a ver.

Acho que é preciso se lembrar do que o Dr. Grant diz no começo do filme III: Os dinossauros viveram há 65 milhões de anos. Regras diferentes se aplicam às criaturas de Jurassic Park... Elas são reconstruções genéticas. Podem ser próximas dos dinossauros, mas são... diferentes.

" No, and let me be perfectly clear on this point. Dinosaurs lived 65 million years ago. What's left of them is fossilized in stone the actual scientists spend years to undercover. What John Hammond and InGen created are theme park monsters. Nothing more, nothing less." 
 A história do filme se baseia na fera que eles criaram perdendo o controle e escapando da área de contenção.


O filme é muito bom... Claire e Owen sustentam o filme, e os cientistas/técnicos que controlam o parque também têm cenas bem legais na sala de controle, principalmente o carinha que tem dinossauros enfileirados na frente da sua estação de trabalho... E alguns elementos são retomados dos primeiros filmes... O parque antigo aparece... E é claro, o Tiranossauro... Wow
Jurassic World foi a melhor sequencia de Jurassic Park que já fizeram... Ainda assim, eu senti (muita) falta de Alan Grant e Ian Malcolm no filme... Talvez na continuação tragam os dois? Bem que podiam.

Eu não assisti Jurassic Park no cinema... talvez ainda tenha essa chance, quando voltar a morar numa cidade maior culturalmente, com um cinema cheio de sessões especiais e exibições de filmes antigos (Foi exibido no Tyneside Cinema esse ano!) Eu assisti ao filme III no cinema... E já fui assistir a Jurassic World duas vezes.. A primeira vez em que os herbívoros aparecem na tela, com a música de Jurassic Park ao fundo, numa planície verdejante... There´s nothing quite like that. 

Esse filme não tem restrição de número de posteres legais...
Jurassic World | 2015

No comments:

Post a Comment